Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Governo dá início à obra de trecho da Transnordestina que vai conectar Piauí ao Porto do Pecém

Investimento de R$ 1 bilhão vai impulsionar o transporte de cargas e gerar empregos na região Nordeste

08/06/2025 - Redação

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P40G-IMG-323b4a1bf368616509.jpeg (Foto: Divulgação/TLSA)
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O governo federal autorizou o começo das obras do lote 8 da Ferrovia Transnordestina, trecho que vai interligar o Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará. A assinatura da ordem de serviço ocorreu no município de Baturité (CE), uma das cidades por onde passará o novo trecho.

Com extensão de 46 quilômetros, o lote 8 vai atravessar também os municípios de Quixadá, Itapiúna e Capistrano. O investimento de R$ 1 bilhão faz parte de um aditivo de R$ 3,6 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A obra inclui a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das atividades em até 45 dias. Segundo o ministro da Integração, Waldez Góes, a nova etapa deve gerar até mil empregos diretos.

Atualmente, cinco lotes da ferrovia (4, 5, 6, 7 e 11) estão em obras, cobrindo a área central do Ceará e o trecho de acesso ao Porto do Pecém. Com o lote 8, a ferrovia atinge 281 km em obras, além dos 676 km já finalizados. O avanço representa cerca de 75% da primeira fase do projeto, que deve ser concluída até 2027. A expectativa é que a operação de transporte de cargas — como soja, milho, farelo e calcário — comece já em 2025, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até o centro-sul do Ceará e regiões de Pernambuco. 

Ao todo, ainda faltam ser contratados os lotes 9 e 10, que somam 97 km. Paralelamente, o governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei para autorizar oficialmente o uso de recursos adicionais do FDNE na obra.

Já o trecho da ferrovia entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco, será retomado por meio do Novo PAC. Com 544 km de extensão, ele será relicitado após ter sido retirado da gestão da Transnordestina Logística S.A. (TLSA). Dois lotes devem ser contratados ainda este ano, com orçamento previsto de R$ 450 milhões.


Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

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