Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Política

Câmara de Picos debate melhorias para bairros, zona rural e reforça apoio à cultura local em sessão ordinária

26/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-cde0a23a08137576ed.jpg (Foto: Victoria Saldanha)
P40G-IMG-cde0a23a08137576ed.jpg (Foto: Victoria Saldanha)

Durante a 16ª sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (26), os vereadores da Câmara Municipal de Picos se reuniram para apresentar uma série de requerimentos voltados às necessidades da cidade. Sob o exercício da presidência do vereador Arimatéia Luz, o Maté (PSB), a sessão abordou demandas que vão desde infraestrutura básica até ações voltadas à saúde, cultura e segurança no trânsito.

Renato Ibiapino (PP) abriu os pronunciamentos pedindo a recuperação do calçamento e a limpeza das ruas no povoado Torrões e no bairro São Sebastião. Ele também apresentou uma moção de pesar pelo falecimento de Antonio de Sousa Ibiapino, o “Antonio Fulô”.

Em seguida, Antônio Moura (PCdoB) solicitou a conclusão da pavimentação em trecho da Rua Antônio Rodrigues de Sousa Martins, no Catavento. Também cobrou fiscalização em pontos usados indevidamente para descarte de lixo, como a região do Mesa de Pedra e Lagoa do Barro. O vereador ainda homenageou duas moradoras da zona rural que faleceram neste mês.

Edilson Carvalho (MDB) cobrou a instalação de três redutores de velocidade na Rua Paraíba, no bairro Paroquial, e a recuperação do asfalto da Rua Joana Alves Costa, no Canto da Várzea.

Logo depois, Dalva Mocó (PSB) destacou seu projeto de lei que cria o Dia Municipal do Agente de Trânsito e reforçou o pedido de iluminação pública no trecho entre o Residencial Louzinho Monteiro e o povoado Gameleira dos Galdinos. A vereadora também chamou atenção para a falta d’água em bairros como Morada do Sol e Jardim das Oliveiras, causada por mudanças na empresa responsável pelo abastecimento.

Zé Luís (MDB) apresentou requerimento pedindo o calçamento de uma rua no loteamento Deputado Sá Urtiga, no bairro Boa Vista, buscando melhorar o tráfego e a mobilidade na região.

Wellington Dantas (PT) cobrou a reforma e ampliação dos cemitérios nos povoados Valparaíso e Cipaúba. Também pediu calçamento nas ruas que dão acesso ao posto de saúde da Paraibinha e em outras vias próximas à BR.

Eriberto Barros (PSD) reforçou a necessidade de mais atenção à zona urbana e ao setor cultural. Ele pediu a construção de uma passagem molhada no bairro Boa Sorte, entre a Rua Afonso Aureliano Ferreira e a Avenida Beira Rio. Também cobrou a reforma do Parque de Vaquejada Santino Xavier e apoio para que a Associação dos Criadores da região possa seguir promovendo exposições e a tradicional vaquejada de Picos.

Na sequência, Creusa Nunes (MDB) solicitou a instalação de placas que indiquem distâncias e acessos a povoados da zona rural, como Retiro, Tapera e Tabatinga. Ela também pediu a substituição de antigos quebra-molas por redutores tipo tartaruga e a recuperação do calçamento da Rua Zuza Lino, no bairro Canto da Várzea.

Quem também participou da sessão foi Noêmia Marques (PP), que voltou a cobrar a implantação de uma academia de saúde no povoado Bugi dos Almondes, um pedido antigo da comunidade. Ela ainda reforçou um requerimento feito por ela em fevereiro, que resultou em ações parciais, pedindo à Secretaria de Trânsito mais agilidade para interditar trechos da Avenida Severo Eulálio e da Senador Helvídio Nunes nos horários de caminhada, garantindo segurança aos moradores que utilizam o espaço.

Pedro Pio (PP) foi o último a se pronunciar, pedindo o complemento do calçamento da Rua Casimiro Leal, no bairro Belo Norte. Ele também apresentou moções de pesar pelas mortes de três moradores da zona rural.

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram projetos em votação. Entre eles, o que reconhece como de utilidade pública a Associação de Moradores do Residencial Louzinho Monteiro e o que concede títulos de cidadania picoense a personalidades como a professora Lia Estefânia Chagas e o administrador Adriano Sales.

Outros projetos aprovados incluem a criação de datas comemorativas no município, como o Dia Municipal do Agente de Trânsito e o Dia do Doador de Medula Óssea, além da oficialização de nomes de ruas em diferentes bairros da cidade.

Facebook