Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Massapê do Piauí integra o projeto 'Zero Lixões' em parceria com o Ministério Público

02/07/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-fe34f5072f7f37c82c.png (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-fe34f5072f7f37c82c.png (Foto: Reprodução)

Em visita ao Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), na última terça-feira (1º), o prefeito de Massapê do Piauí, Wilton Coutinho, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Fazenda, Karla Marreiros, e do assessor jurídico da prefeitura, Dr. Luiz Felipe, deu um passo importante para a melhoria ambiental do município.

O encontro com o Subprocurador Jurídico de Justiça, João Malato, teve como pauta a formalização do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que integra Massapê ao Projeto “Zero Lixões”, uma iniciativa do MPPI que visa eliminar os lixões a céu aberto nos municípios do estado. O objetivo central do programa é garantir o descarte correto dos resíduos sólidos, alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Com a adesão ao projeto, Massapê passa a compor um grupo de municípios que se comprometem a implantar aterros sanitários, unidades de triagem e centros de transbordo. Além disso, a iniciativa prevê ações de educação ambiental e a inclusão dos catadores nas políticas públicas municipais.

O prefeito Wilton Coutinho destacou o significado dessa parceria. “A ratificação do acordo reafirma o nosso compromisso com uma gestão moderna, transparente e responsável, que respeita as leis, preserva o meio ambiente e busca o desenvolvimento sustentável para toda a população”, declarou.

Ainda em Teresina, o gestor municipal se reuniu com o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Felipe Eulálio, para tratar de pautas relacionadas ao crescimento e melhorias estruturais para Massapê.

Essa movimentação administrativa reforça a prioridade da gestão em promover políticas públicas que unam sustentabilidade ambiental e progresso social, colocando Massapê em um caminho de desenvolvimento alinhado às exigências legais e às demandas da população.

Fonte: Cidades em Foco

Facebook