Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Hospital Regional Justino Luz realiza 140 cirurgias por mês

O hospital supre uma demanda de aproximadamente 500 mil habitantes

14/03/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
aa100e5e8574fd92bdcd724e2d9a.jpg (Foto: Jesika Mayara)
aa100e5e8574fd92bdcd724e2d9a.jpg (Foto: Jesika Mayara)

Somente no primeiro mês de 2017 o Hospital Regional Justino Luz, alcançou o número de 32.501 atendimentos, a média de procedimentos realizados pela unidade é de 25 mil, em serviços de ambulatório, urgência e emergência, internações, centros cirúrgicos e realização de exames de média e alta complexidade.

“Em 2016, o hospital realizou 3.497 procedimentos cirúrgicos incluindo os partos normais e cesarianos, nos 28 dias do mês de fevereiro foram um total de 7.586 acolhimentos para classificação de risco”, afirma o diretor da unidade, o enfermeiro Valério Genário Borges de Azevedo.

O hospital regional de Picos, que é referência na região em clínica médica e clínica cirúrgica sendo procurado por comunidades de 53 municípios da região e de estados vizinhos, foi fundado em junho de 1976.

O Pronto Socorro foi idealizado apenas para atendimento de urgência e emergência. De acordo com diretor, mensalmente o órgão recebe na sessão de acolhimento para classificação de risco uma média de sete mil casos, destes, em torno de 1.500 não demanda urgência e 4.000 pouca urgência. “É até uma questão cultural, que a pessoa busca o regional porque sabe que lá tem um especialista de plantão, enquanto devia procurar um PSF, ou uma UPA onde poderia ter atendida sua necessidade.”

A maior dificuldade enfrentada pelos profissionais, segundo Francisco Mário Mendes, clinico geral do HRJL, é a sobrecarga dos casos ambulatoriais que recorrem ao hospital. “Temos aqui uma procura enorme, tem pacientes nas salas de observação e repouso, nas enfermarias e aqueles esperando uma vaga, mas repito que essa grande sobrecarga no atendimento, são os casos ambulatoriais, me refiro a uma gripe, um resfriado, que não é urgência nem emergência e as pessoas vem ao hospital”, ressaltou.  

Atualmente a unidade passa por reformas e ampliações, estão sendo construídas outras alas, como o Centro de Parto Natural-CPN, a casa de apoio à gestante, as Unidades de terapia intensiva infantil e adulto e a reforma para área ambulatorial.  

A UTI adulto e área ambulatorial tem previsão de entrega até 60 dias “Desde de 2015 o secretário Francisco Costa tem nos imbuído nesta tarefa de melhorar o atendimento, principalmente no serviço de pronto socorro, como também é um desejo do governador Wellington Dias, descentralizar a saúde para o interior do estado. Neste momento estamos passando por uma reorganização da casa, para poder melhorar o nosso atendimento. Um anseio do governo do estado e do secretário de saúde é a UTI de adultos, com 10 leitos, com tudo que é necessário para prestar atendimento de alta complexidade, como nos grandes centros”, afirma o diretor Valério Borges Azevedo.

O Hospital Regional de Picos presta Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em clínica médica, clínica cirúrgica, clínica ortopédica, clínica pediátrica e obstétrica.  A unidade realiza internação hospitalar em clínica ortopédica, clínica cirúrgica pediátrica, clínica médica e UTI, e, ainda Raios X, ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Por Maria Nilza Carvalho

Facebook