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Eletrobras e Oi lideram ranking das mais reclamadas no Piauí

Distribuidora de energia tem vários registros por cobrança abusiva/indevida

16/03/2017 - Jesika Mayara

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7ae0c2ef86bdcb18e5084fb49bd6.jpg Dados foram divulgados pelo Procon, do Ministério Público do Piauí - MP-PI (Foto: Fernando Brito/G1)
7ae0c2ef86bdcb18e5084fb49bd6.jpg Dados foram divulgados pelo Procon, do Ministério Público do Piauí - MP-PI (Foto: Fernando Brito/G1)

A Eletrobrás Distribuição Piauí e as empresas de telefonia OI e Claro lideram o ranking das empresas mais reclamadas em 2016. Os dados foram divulgados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (Procon) nesta quarta-feira (15) por ocasião do Dia Mundial do Consumidor.

Em 2016, a campeã em reclamações foi a Eletrobrás Piauí, com 349 ocorrências, sendo a maioria por registro de TOI (Termo de Ocorrência de irregularidade), cobrança indevidas/ abusivas e dano material/ pessoal decorrente do serviço. Em segundo lugar, ficou o grupo Oi Fixo, com 157 reclamações. Em terceiro lugar está a empresa Oi Móvel, com 142 ocorrências. Em seguida, vem a empresa Claro.

Segundo o Procon, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.

Segundo o Coordenador do órgão, Nivaldo Ribeiro, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores.

Para o Procon, a ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.

Fonte: G1

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