Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Social

Câmara de Picos inaugura espaço de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade

23/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6d7db48c3563d64cc3.jpeg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-6d7db48c3563d64cc3.jpeg (Foto: Gelimar Moura)

A Câmara Municipal de Picos inaugurou nesta sexta-feira (22) o Espaço de Acolhimento “De Mulher para Mulher”, iniciativa que pretende ampliar o suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade. O local foi pensado para oferecer atendimento humanizado e orientação inicial, contando com a atuação de advogadas e assistentes sociais.

O projeto nasceu de uma proposta da vereadora Creusa Nunes, discutida e aprovada pelo Legislativo, e foi viabilizado pela Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher. “Somos pioneiros nesse projeto na região e vamos dá mais segurança à mulher a fazer as denúncias daquilo que ela está vivendo e sofrendo. Muitas mulheres não têm orientação para fazer suas denúncias e pensando nisso estamos criando esse espaço para encaminhar essas pessoas para profissionais especializados”, ressaltou a parlamentar.

O presidente da Câmara, Rinaldinho, destacou que a medida busca oferecer uma porta de entrada acolhedora para mulheres que enfrentam situações de violência. “A Câmara Municipal de Picos inaugura essa sala através da Comissão de Proteção e de Direitos da Mulher, com atendimento com advogada e assistente social, para acolher a mulher que se sente agredida e que muitas vezes tem receio de procurar a polícia. Aqui ela terá um primeiro acolhimento seguro e humanizado”, afirmou.

A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, também esteve presente e reforçou a relevância do novo espaço dentro da rede de enfrentamento à violência. “Esse espaço se soma a outros equipamentos que estão sendo implantados, como o Centro de Referência da Mulher em Picos. Enfrentar a violência é uma responsabilidade do poder público e da sociedade, e essa iniciativa vem para fortalecer essa rede de apoio”, destacou.

A inauguração foi antecedida por uma sessão solene no plenário, que reuniu vereadores, autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres.

 

Com informações do Riachaonet/ Imagens de Gelimar Moura

Facebook