24/03/2017 - Jesika Mayara
O projeto “Leão Solidário”, idealizado pela professora do Instituto Federal de Educação (IFPI), Elisete Teresa, e desenvolvido por professores e alunos do Instituto em Picos incentiva declaração do Imposto de Renda (IR), ao mesmo tempo que ajuda a entidades filantrópicas da cidade.
O projeto beneficia as instituições com os recursos do IR devidos por contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), que iriam para a União Federal, direcionando-os para Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Picos.
“Neste primeiro ano todas as doações serão repassadas para a APAE de Picos, que até o momento, é a única apta a receber os recursos. A declarações de 2016 devem ser feitas até o dia 28 de abril de 2017, obedecendo o limite de 6% do imposto devido para pessoa física, já a declaração de 2017 o limite é de 3%”, disse a professora Elisete.
Como funciona?
O contribuinte realiza a doação por meio de depósito ou transferência bancária para a conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Agência 0639 Operação 006 Conta 1.000-0). O conselho emite comprovante de doação que deverá ser utilizado como dedução na declaração do IR e guardado com os demais recibos declarados.
Ao realizar a doação o contribuinte deverá entrar em contato com a coordenadora do projeto Elisete Teresa pelo telefone (89) 99921-9191 ou com a presidente do CMDCA Luisa Cunha, pelo telefone (89) 99901-0880, para emissão do recibo.
Os recursos serão destinados para a melhoria da sala de fisioterapia da APAE de Picos.