28/03/2017 - Jesika Mayara
O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí realizará campanha educativa em Picos com o objetivo de conscientizar a população e os gestores sobre quando usar os serviços do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e dos Postos de Saúde da Família.
A campanha acontecerá em dois momentos, o primeiro contará com uma reunião com o poder público municipal e representantes do sindicato.
“Na próxima sexta-feira, 31, à tarde, eu juntamente Samuel Robson Moreira, que é o presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, estaremos reunidos com a secretária de saúde do município, para lançarmos a campanha ‘Plantão médico não é consulta’, em Picos”, disse o médico José Almeida, diretor da categoria em Picos.
Segundo o médico, mais de 70% dos pacientes que procuram o pronto socorro do HRJL não estão em situação de urgência e emergência, o que atrapalha o trabalho dos profissionais que formam uma equipe para atender casos urgentes.
“Em muitos casos os pacientes de urgência que lá chegam são penalizados por conta do tumulto. A maioria são pacientes de atenção básica e deveriam ter sido atendidas no PSF ou então na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está com a sua estrutura física construída há mais de três anos e até hoje a prefeitura não colocou para funcionar”, explicou José Almeida.
A precarização do serviço de Atenção Básica, disponibilizado nos PSF fazem com que os pacientes procurem o HRJL. O problema será debatido durante a reunião no Palácio Coelho Rodrigues. “Já passamos esse problema ao Ministério Público, assim como à Câmara Municipal de Vereadores e secretaria de saúde para que possamos buscar uma maneira de fazer o serviço funcionar”.
Ainda na noite de sexta-feira, os médicos de Picos participarão de uma assembleia que discutirá a situação da saúde pública da região. No sábado, 01, pela manhã a campanha será voltada à população com a participação de médicos e demais profissionais da saúde. A ação contará com uma mobilização em frente ao HRJL, onde haverá distribuição de material informativo sobre qual serviço o usuário deve buscar.