28/03/2017 - Jesika Mayara
A Penitenciária José de Deus Barros em Picos, passa por reforma e ampliação. Na manhã desta segunda-feira, 27 o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira visitou a unidade entregou uma viatura modelo furgão cela, para a administração do presídio.
“A viatura ajudará no deslocamento de presos para as audiências e transferências de forma segura e rápida. Esse é um veículo moderno e possui câmeras de segurança. O início da reforma tem o objetivo de dar mais segurança ao presidio e ampliar vagas. Quando se amplia o nível de segurança de um presídio você abre oportunidade para que novos projetos aconteçam. A reforma está sendo realizada em diversos presídios do estado”, disse o secretário.
A reforma criará cerca de 70 novas vagas, porém, não resolverá o problema da superlotação na unidade, que possui capacidade para 144 detentos e possui cerca de 380 internos.
Segundo o diretor do presídio, Sinval Hipólito, as melhorias são uma reivindicação antiga dos servidores da unidade, mas não resolverá o problema da superlotação. “Não temos dúvidas que o problema da superlotação continuará, pois eu recebo ligações todos os dias de juízes das comarcas vizinhas e de delegados que tem um número de presos para serem encaminhados para cá”.
Para o promotor de Justiça, Marcelo Monteiro, apontou três obras essenciais para a região de Picos. “A primeira é essa ampliação, mas também precisamos de um novo presídio feminino que funciona de forma improvisada, as detentas não tem banho de sol e nem realizam outras atividades. O secretário afirmou que o governador já autorizou essa obra”.
“Uma outra necessidade seria a construção de uma casa de detenção que abrigaria os presos provisórios. Hoje quem é preso em flagrante com força de prisão preventiva é encaminhado ao presídio, que abriga pessoas condenadas e não julgadas, que é proibido pela lei de execução penal”, relatou o promotor.
Novos presídios
Daniel afirmou que dois novos presídios serão construídos no Estado. Um na cidade de Oeiras, que já está em fase de licitação, e outro na região de Paranaíba.
Fotos: TV Antena 10