Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Sussuapara realiza II Chá da Inclusão com foco no cuidado emocional de mães atípicas

02/10/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-61f92c31d79feb687f.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-61f92c31d79feb687f.jpg (Foto: Cidades na Net)

Na noite desta terça-feira, 30 de setembro, a Câmara Municipal de Sussuapara se transformou em espaço de acolhimento, diálogo e emoção com a realização do II Chá da Inclusão. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), teve como tema “Mães Atípicas e o Cuidado Emocional” e reuniu mais de 100 pessoas, entre crianças atendidas, familiares e profissionais da educação.

O encontro teve como objetivo principal sensibilizar e apoiar mães de crianças com necessidades educacionais específicas, promovendo reflexões sobre autocuidado, gestão das emoções e construção de redes de apoio para garantir não apenas o bem-estar dos filhos, mas também das próprias mães.

A programação iniciou com uma mensagem especial da professora Marilene Félix, seguida da formação da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito Naerton Moura, da secretária de Educação Jesuíta Rocha, da supervisora de Ensino Elisete Rocha, do coordenador da Educação Especial José Erivan de Carvalho, além dos vereadores Velozinho (presidente da Câmara), Eduardo Café, Edilberto Leal e Vaguin.

Também participaram a secretária de Educação de Picos, Mary Dantas, a coordenadora da Educação Especial de Picos Joselma Gomes, a diretora do Departamento de Ensino de Sussuapara, Noette Silva, a secretária executiva Gislene Rocha, a psicóloga Glória Vitória e a professora Fernanda Leal, representando os educadores.

A cerimônia foi marcada pela entrada das bandeiras do Brasil, Piauí e Sussuapara, ao som do Hino Nacional, seguida de oração coletiva do Pai Nosso.

Durante sua fala, a secretária de Educação, Jesuíta Rocha, destacou a importância do evento.

“Escolhemos este tema porque é fundamental oferecer às mães momentos de escuta, troca de experiências e fortalecimento. Só assim conseguimos apoiar melhor nossas crianças. Agradecemos o apoio da gestão municipal, em nome do prefeito Naerton, e ao Legislativo, pelo espaço sempre cedido”, ressaltou.

O prefeito Naerton Moura reforçou o compromisso da gestão com a inclusão.


“A mãe atípica é uma mãe guerreira, escolhida por Deus para uma missão especial. Nossa preocupação é com a criança e com a família. Por isso, estamos estruturando uma equipe multiprofissional com nutricionista, psicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo para dar suporte às crianças e seus pais”, anunciou o gestor.

O coordenador da Educação Especial, José Erivan, também reforçou o papel do encontro.

“Esse é um momento de reflexão e apoio. Hoje atendemos 36 crianças na AEE e sabemos o quanto é importante cuidar não só da aprendizagem, mas também da saúde emocional das famílias. Agradeço a presença de todos, bem como apoio da equipe de organização, todos que compõe a Educação de Sussuapara, bem como o apoio da gestão municipal”, pontuou.

A noite foi enriquecida com apresentações de alunos da Educação Infantil da Unidade Escolar Vila Nova, que, sob a orientação da professora Rosiane, interpretaram em Libras a canção-poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes. O estudante Sérgio Roberto também recitou um poema em nome dos colegas da sala de educação especial, emocionando os presentes.

A palestrante convidada, Nívea Soares, especialista em Educação Socioemocional e Educação Inclusiva, conduziu um momento de reflexão sobre os desafios da maternidade atípica, reforçando a importância do cuidado com a saúde emocional das mães.


“Antes de cuidarem dos filhos, essas mães precisam cuidar de si mesmas. O autocuidado e a gestão das emoções são essenciais para enfrentar os desafios diários da maternidade atípica”, explicou.

Além da explanação, Nívia realizou exercícios práticos de respiração e relaxamento, encerrando com uma dinâmica em roda, marcada por abraços e ao som da canção “É Preciso Saber Viver”.

A mãe Onilda, mãe de Felipe Henrique, de 8 anos, que tem microcefalia, destacou a relevância da iniciativa.


“É de suma importância esse trabalho, tanto para o desenvolvimento dos nossos filhos quanto para nós, familiares. A educação de Sussuapara tem feito a diferença na vida das nossas crianças”, relatou.

O evento também contou com um momento de beleza e autocuidado, em que as mães participaram de sessões de massagem, limpeza de pele e maquiagem. Como gesto de carinho, os filhos confeccionaram flores de jujuba e desenhos, entregues como lembrança às suas mães.

 

Fonte e fotos: Cidades na Net

Facebook