29/03/2017 - Jesika Mayara
A irregularidade nas precipitações registradas nas últimas semanas tem comprometido a produtividades das lavouras picoenses. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, algumas plantações já estão comprometidas.
“Se as chuvas não normalizarem nos próximos 15 dias corre o risco de um grande perca na produção. Existem comunidades em que o agricultor conseguiu plantar mais cedo e já conseguiu colher um pouco de feijão, que necessita de menos água, e um pouco de milho”, disse Ricardo Araújo, presidente do sindicato.
O milho tem sido a cultura mais comprometida e segundo Ricardo, em certas comunidades ele pode constatar que as espigas já começaram a murchar.
Segundo o técnico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Eugênio Lopes, o inverno ainda não chegou ao fim e há probabilidade de chuvas para os próximos dias.
“Nos últimos dias as temperaturas se elevaram bastante e a tarde ela vem se comportando entre 34º e 36º. O tempo está quente e úmido, favorável para que chova, e apesar da estiagem, o inverno continua”, explicou o técnico.