Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Radar e lombada eletrônica serão instalados na Ladeira de Fátima

Mais de 70 acidentes já foram registrados no local nos últimos dez anos

29/03/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
21c8e6aa6af24d079f5ada42338c.jpg 72 acidentes já foram registrados no local entre 2007 e 2016 (Foto: Gelimar Moura)
21c8e6aa6af24d079f5ada42338c.jpg 72 acidentes já foram registrados no local entre 2007 e 2016 (Foto: Gelimar Moura)

Localizada no Km 296,5 da BR 316, trecho que dá acesso ao povoado Fátima do Piauí, a chamada “Ladeira de Fátima”, é palco de diversos acidentes, envolvendo principalmente veículos de grande porte.

Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontou, que nos últimos dez anos, 72 acidentes foram registrados no local.

Segundo inspetor da PRF, Benedito Lima, a maioria dos acidentes foram registrados por velocidade incompatível com o local, uma vez que os veículos devem passar por a via a 40km/h. Já em outros casos o excesso de carga contribui para os tombamentos.

Por conta dos números apresentados, o Ministério Público solicitou ainda no ano de 2014 que o Exército fizesse um estudo topográfico detalhado daquela área para identificar possíveis falhas na pista.

DNIT

O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Elvo Marton, relatou ao Picos 40 Graus que no local será implantado um redutor eletrônico de velocidade.

“No local não será feito uma terceira faixa. Irá ter uma licitação de um radar fixo e lombada eletrônica. Estive em reunião com o superintendente do DNIT na semana passada e pedi agilidade na implantação. Os radares e a lombada serão colocados no ponto imediato antes da curva”, disse o engenheiro.

O inspetor Benedito, afirmou que a instalação de um redutor eletrônico de velocidade poderá contribuir para a diminuição considerável dos acidentes. “Temos como exemplo o km 272 da BR 316, ali na curva do Gaturiano, onde acontecia a mesma coisa e o número de acidentes era muito maior. Com a colocação do redutor de velocidade logo após um estudo topográfico, nós reduzimos os acidentes a zero”.

Facebook