01/04/2017 - Jesika Mayara
Foi realizada em Fortaleza a V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), evento organizado pela secretária-executiva do Conselho Nacional das ZPE e que teve a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, Nerinho, representando o governador, Wellington Dias.
"Esse encontro, que reúne autoridades competentes dos governos Federal, Estadual e Municipal teve a proposta de discutir a situação atual das Zonas de Processamento de Exportação no país e visualizar as perspectivas do processo de implantação dessas ZPEs. Então é um encontro bastante importate, onde estiveram presentes também empresas administradoras e as que possuem projetos industriais aprovados para implantação em tais empreendimentos", analisou o gestor da Sedet, Nerinho.
Atualmente o Brasil possui 25 ZPE autorizadas, das quais 19 encontram-se em efetiva implantação, distribuídas em 17 Unidades da Federação. A ZPE do Ceará é pioneira e a única em operação no país. “A Zona de Exportação do Ceará é referência de modelo de funcionamento de ZPE no país e contribuiu muito para reavaliação da legislação de zonas como um todo, porque o caso concreto permite analisar na prática a aplicação da lei”, disse a secretária-executiva do Conselho de ZPE, Thaíse Dutra.
O evento, que encerrou nesta sexta-feira (31), proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer as instalações do Porto do Pecém e da Companhia Siderúrgica do Pecém, projeto industrial instalado no município de São Gonçalo do Amarante.
CCOM PI