03/04/2017 - Jesika Mayara
Na manhã da última sexta-feira (31), o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado licenciado Nerinho (PTB) e o presidente da Porto PI, Ted Wilson, reuniram-se em Fortaleza com o superintendente da Receita Federal do Ceará, João Batista e toda Comissão de Alfandegamentos.
O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta para instalação de Redex, sendo um no extremo Sul do Piauí, na região de Uruçuí e outro no Centro-Sul, em Picos. De acordo com o secretário, os locais propostos são regiões que exportam mel e grãos.
“A proposta foi mostrar todas as providências tomadas pela Porto PI para que o Piauí avance e aumente sua produtividade, tanto nas exportações, quanto nas importações. Então para otimizarmos as exportações, já que é nesse ponto que o Piauí está perdendo mercado tanto para Ceará, quanto para o Maranhão e parte da Bahia - a ideia é criar Recintos Especiais para Despachos Aduaneiros de Exportação - Redex", explicou Nerinho, acrescentando que paralelo a isto, está em andamento os projetos de criação do Centro Logístico Industrial Aduaneiro - Clia.
Ainda sobre os Redex, segundo o gestor, seria criado um recinto no extremo Sul do Piauí, na região de Uruçuí, próximo a Transnordestina e outro no Centro-Sul, em Picos - pouco mais de 100 km da Transnordestina. Estiveram presentes também na reunião o diretor financeiro e o assessor jurídico da Porto PI, Igor Neri e Marcelo Coutinho, respectivamente, além do engenheiro da Sedet, Marcelo Silva.
Ascom Sedet