Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Unidade de Pronto Atendimento de Picos será inaugurada em maio

A UPA deverá desafogar os atendimentos do HRJL

19/04/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
713b5d19aeefb431aee03b06ffba.jpg A UPA de Pios fica localizada no bairro Catavento (Foto: Gelimar Moura)
713b5d19aeefb431aee03b06ffba.jpg A UPA de Pios fica localizada no bairro Catavento (Foto: Gelimar Moura)

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anunciou a entrega de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional Justino Luz, e ainda a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. De acordo com ele, as inaugurações devem ocorrer logo no início de maio, já que as obras estão concluídas, sendo realizadas as instalações de equipamentos e mobiliários.

A abertura da UPA de Picos é uma solicitação antiga do Sindicato dos Médicos, segundo os profissionais seu pleno funcionamento irá desafogar os atendimentos no HRJL.

A gestão da unidade cabe ao município e é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a do Estado, que viabilizou as condições para abertura. Segundo o secretário, a UPA vai melhorar o atendimento de forma significativa na área de urgência e emergência.

 Atualmente, toda assistência de urgência e emergência é feita num espaço pequeno, no Hospital Justino Luz. “Se você imaginar, uma pequena área do Hospital ser substituída por nova estrutura, com aproximadamente 1200 metros quadros. Nós vamos ganhar muito em qualidade, na forma de fazer esse atendimento, beneficiando todos aqueles 40 municípios que fazem referência no pronto atendimento para o Hospital Justino Luz”.

Com o novo serviço de pronto atendimento, o Hospital Justino Luz vai fazer a retaguarda. Os casos de urgência e emergência, os clínicos, tanto adulto como pediátrico, vão direto para atendimento na UPA. Somente aqueles casos politraumatizados, grandes traumas, serão realizados no Hospital Justino Luz. “Esse atendimento vai acontecer na área de ortopedia, onde vamos manter toda uma equipe de profissionais na retaguarda no Justino Luz, mas os casos, principalmente, emergência clínica, vão ser atendidos na UPA”, explica.

 O novo perfil de saúde para a região vai diminuir a pressão no Hospital, diminuindo significativamente o volume da urgência do Justino Luz, proporcionando a função finalística do Hospital, que é de fazer internação, atendimento cirúrgico e de realização de parto.

Com informações Sesapi

Facebook