25/04/2017 - Jesika Mayara
Diagnosticado ainda no primeiro ano de vida com uma síndrome nefrótica, o picoense Flávio Eduardo Alencar Leão, de 16 anos, realiza desde então tratamentos para a doença.
Fabianne Alencar, mãe de Flávio, afirmou que o adolescente realizou um tratamento medicamentoso durante 14 anos.
“Quando a doença foi diagnosticada soubemos que ela poderia acarretar na falência dos rins. Desde fevereiro do ano passado o tratamento conservador, não faz mais efeito e ele começou a ser submetido as sessões de hemodiálise, onde ficou na UTI por três dias em um hospital da capital”, relatou Fabianne.
Após receber alta hospitalar, o picoense começou o tratamento na sua cidade natal, o que vem atrapalhando sua rotina escolar e social.
Desde maio do ano passado, Flávio começou a realizar consultas médicas para em busca do transplante. Assim foram solicitados inúmeros exames, dele e de seus pais, que seriam possíveis doadores.
Sua mãe relatou que a família pouco conseguiu a realização dos exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dessa forma eles vêm buscando a ajuda de amigos através de rifas, para realização dos exames de forma particular.
“Com ajuda de amigos e familiares nós conseguimos realizar essa rifa e fazer os primeiros exames, procedimentos e consultas. Agora estamos na reta final, mas ainda existem alguns exames a serem realizados, além do deslocamento de Picos à Teresina. Essa nova campanha é para que possamos conseguir fundos para custear isso tudo isso e poder acelerar o processo”, explicou Fabianne.
Everaldo Barbosa, pai do jovem, foi escolhido como doador por ser compatível e apresentar um metabolismo melhor que o da sua esposa. O transplante só será marcado após a finalização dos exames, o que desperta na família e nos amigos o engajamento na campanha.
Rifa Virtual
A nova campanha consiste em uma rifa virtual de um aparelho celular. Para participar é preciso depositar qualquer valor a partir de R$ 10,00 nas contas da mãe de Fábio (detalhes abaixo) e entregar o comprovante do depósito nos pontos de entrega que são Center Cópias, em Picos e BarGunça Gelada, em Sussuapara. Ou através do WhatsApp (89) 99983-7085 ou 98801-6382
Os dados bancários são:
Caixa Econômica Federal
Ag: 0639
Op: 013
Conta: 102713-8
Fabianne Barros Alencar Leão
Banco do Brasil
Conta corrente
Ag: 0254-2
Conta: 884.188-8
Fabianne B. Alencar Leão