15/02/2016 - Jesika Mayara
O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, visitou o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, nesta segunda-feira (15), para avaliar o novo modelo de gestão implantado na unidade de saúde.
Em outubro de 2015, o Governo do Estado assinou contrato de gerenciamento com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), organização social sem fins lucrativos, a fim de aumentar a capacidade de atendimento e reduzir os custos provenientes da manutenção das atividades do hospital.
“O objetivo da minha vinda é visitar o Hospital Regional Justino Luz e a Rodoviária de Picos para verificar como está o processo de implantação dessa experiência que é nova no Piauí, mas não é novidade no Brasil. Os resultados verificados em outras regiões do país, nos encorajaram a começar essa experiência”, disse o secretário.
De acordo com Merlong, a expectativa é de que se tenham melhores serviços prestados à população, com os mesmos recursos que já se aplicam, além da ampliação de novos serviços.
“O contrato foi assinado em novembro e ainda estamos trabalhando no sistema incompleto, por conta de questionamentos judiciais que o Estado está respondendo de um por um. A decisão do governador Wellington Dias é que se vá a todas as instâncias judiciais, pois o processo é inteiramente legal. Não se trata de tirar o estado da responsabilidade pelo hospital, não é isso, se trata de prestar o serviço através de outro caminho”, informou Merlong.
Ainda de acordo com o secretário, no modelo adotado não há privatização e sim uma parceria público privada.