05/05/2017 - Jesika Mayara
A Defesa Civil de Picos realizou um laudo técnico sobre a existência de 22 unidades do Bairro Morada Nova com problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações. O documento foi encaminhado à Caixa Econômica Federal que enviará um representante à Picos para a tomada das providências cabíveis.
O laudo foi realizado no mês de janeiro e constatou problemas em 12 quadras diferentes do conjunto habitacional, que possui cerca de 500 residências.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, nenhuma medida foi tomada ainda pelo banco.
“Estamos aguardando uma autorização do banco que destinará recursos para solucionar o problema, tem muitas coisas que os moradores terão que sair, assim a Caixa terá que pagar os seus alugueis. Esse empreendimento tem cinco anos de garantia que termina esse ano. Dessa forma eles tem que correr contra o tempo para resolver”, explicou Oliveiro.
Ainda segundo o coordenador, o engenheiro e representante do Programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal do Piauí, Ignácio Montenegro, deverá vir à Picos ainda neste mês.
O laudo feito pela Defesa Civil de Picos, aponta que 50% dos imóveis condenados deverão ser demolidos. Além disso o documento afirma que um dos principais causadores das rachaduras verticais foi a mal compactação do solo, uma vez que o terreno onde o conjunto habitacional foi construído é cheio e desníveis.
Matéria Relacionada: Residências condenadas no bairro Morada Nova deverão ser demolidas