12/05/2017 - Jesika Mayara
O 'Dia D' de vacinação contra a gripe será promovido neste sábado, 13, em todo o país. Ao todo 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Picos vão funcionar em horário especial para atender a população.
Podem receber a dose as crianças de seis meses até cinco anos de idade, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos e portadores de doenças crônicas e comorbidades.
Os portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica. Já as pessoas cadastradas em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir às UBSs em que estão registradas para receberem a dose, sem a necessidade de prescrição médica.
A vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Além de imunizar as pessoas contra a gripe A H1N1, que gerou a pandemia de 2009, a imunização protege a população contra as gripes típicas do inverno.
A meta do Ministério da Saúde para este ano é de vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 19 de maio.
Vacinação em presídios
As pessoas reclusas de liberdade das unidades prisionais de Picos também serão imunizadas contra gripe. Equipes de saúde se deslocarão até os presídios nos dias 23 e 24 de maio.