29/05/2017 - Jesika Mayara
Após vazamento de cinco questões da prova de português e da constatação de tentativas de fraude, a primeira etapa do concurso da Polícia Militar do Piauí foi anulada. As provas objetivas aconteceram no dia 21 de maio.
O certame teve mais de 32 mil inscritos que disputaram 400 vagas distribuídas em várias cidades do Piauí. Na sexta-feira, 26, uma portaria conjunta da Secretaria de Administração e Polícia Militar publicada no Diário Oficial do Estado estabeleceu o cronograma.
A nova prova acontece dia 09 de julho, já a divulgação do resultado final do concurso está prevista para 22 de dezembro. Entre os dias 14 e 17 de agosto vai acontecer a segunda etapa do concurso com a realização dos exames de saúde (médico e odontológico).
A terceira vai de 28 de agosto a 1º de setembro e compreende ao teste de aptidão física. O exame psicológico será aplicado em 23 de setembro. A investigação social do candidato vai acontecer no período de 6 a 8 de novembro.
Preparação continuada
O certame movimentou pessoas de diversos estados, que desde o início do ano aguardavam o lançamento do edital e realização das provas. De acordo com o professor Wellington Bernardes, os inscritos podem esperar por mesmo estilo de prova.
“A banca não mudou, o que vai ser diferente é que as impressões das provas e logística de aplicação acontecerão por uma empresa contratada pela Nucepe. Nesse período é importante que os concorrentes devem revisar os conteúdos e verificar em que falhou nessa primeira prova, aproveitando assim essa segunda chance”, disse o professor.
Ainda segundo Wellington, é importante ressaltar que o aluno que já vinha se preparando para o certame já viu a teoria, dessa forma, nesse momento é importante manter o foco nas questões.
“Para quem está atrasado nos conteúdos ainda dá tempo, será um mês muito corrido, mas é importante manter o foco e organizar horários. A anulação dessa primeira etapa trouxe muitos prejuízos aos concurseiros o primeiro e mais devastador deles é o psicológico, uma vez que muitos candidatos estavam muito tensos para conseguir fazer uma boa prova, em segundo lugar o financeiro, uma vez que todos os inscritos tiveram que se deslocar à capital”, explicou Wellington.
Confira algumas dicas
1- Sacrifique algumas atividades
2- Estudar requer dedicação, paciência e zelo
3- Não menospreze os outros candidatos
4- Tenha paciência: As coisas quase nunca acontecem na velocidade de desejamos
5- Programe o seu dia-a-dia em função do concurso
6- Seja confiante
7- Responda questões
8- Encontre sua maneira de relaxar
9- Mantenha o sonho vivo
10- Diminua o ritmo na véspera