Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Oito cidades da região serão submetidas ao racionamento de água

A Agespisa está instalando hidrômetros para conter o desperdício

06/06/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
817935331a68e8059c72c4479cd3.jpg (Foto: Reprodução)
817935331a68e8059c72c4479cd3.jpg (Foto: Reprodução)

A diminuição do volume dos reservatórios que abastecem algumas cidades da macrorregião de Picos acarretará no racionamento de água. Após reunião com representantes de diversas entidades na manhã de ontem, 05, o governador Wellington Dias anunciou a expedição de um decreto emergencial.

Dentre os reservatórios com nível crítico está o da Barragem Piaus, localizado na cidade de Pio IX, que está com menos de 10% da sua capacidade total.

De acordo com o superintendente da Agespisa na região Sul do Estado, Gesiel de Sousa Cruz, a barragem abastece as cidades de Fronteiras, Pio IX, Campo Grande, Vila Nova e São Julião.

“Essas cidades estão sendo a nossa preocupação maior. Além disso, ainda temos a cidade de Padre Marcos onde o açude está secando e temos que tomar as providencias com o máximo de urgência, assim como as cidades de Belém do Piauí e Jaicós”, disse o superintendente.

No primeiro momento a Agespisa está instalando hidrômetros, que são micro medidores, em todas as residências das oito cidades, além de punir as pessoas que possuem ligações irregulares. Segundo o superintendente, a medida resultará na contenção de desperdício.

“Por outro lado, ainda está sendo estudada a possibilidade de aplicação de uma sobretaxa para quem consumir acima do volume de água considerado normal, que se trata de 100 ou 110 litros ao dia para cada habitante.  Essa medida deverá ser acordada com os municípios obedecendo a realidade de cada um, após a aprovação nas câmaras municipais, mas isso é apenas uma possibilidade”, explicou Gesiel.

Ainda de acordo com o superintendente o desperdício de água é registrado em algumas cidades, como Fronteiras, onde o consumo chega a 150 litros de água por dia por cada pessoa.

O racionamento está acontecendo em cidades onde o abastecimento depende exclusivamente de reservatórios, dessa forma cidades abastecidas por poços tubulares, como é o caso de Picos, não deverão ser submetidas a medida.

 

 

Facebook