Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Justiça Eleitoral do Piauí passa a usar processo judicial eletrônico

A importância dessa transição é garantir a celeridade e transparência para as partes interessadas

09/06/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
a3df4bdcb98c3e7ae7a32e82e5f4.jpg (Foto: Reprodução)
a3df4bdcb98c3e7ae7a32e82e5f4.jpg (Foto: Reprodução)

A Justiça Eleitoral do Piauí passa a usar a partir da próxima segunda-feira (12) o Processo Judicial Eletrônico (PJE). O sistema substitui a tramitação de papel de processos judiciais pela eletrônica e primeiramente será implantado somente em Teresina.

Para a secretaria judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Hediane Xavier, a importância dessa transição é garantir a celeridade e transparência para as partes interessadas, que vão ter acesso a estes processos. Além disso, o novo sistema gera economia na manutenção da máquina pública.

"Facilita também a entrada das petições ou documentos, que podem ser feitos de casa ou do próprio escritório, sem precisar se deslocar até o TRE. O processo eletrônico fica disponível 24h e inicialmente o sistema funcionará apenas em Teresina. Há uma programação até 2019, para que todas a zonas eleitorais passem a contar com este sistema", explicou.

Com a proximidade das eleições, Hediane Xavie destaca que o processo eletrônico vai facilitar os pedidos de registros de candidaturas e prestações de contas. De 12 de junho a 12 de setembro, os dois sistemas vão funcionar simultaneamente até o fim do período de transição.

G1

Facebook