13/06/2017 - Jesika Mayara
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Hemopi de Picos, promoverá nesta quarta-feira, 14, a campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em Picos, a campanha acontecerá das 08h00 às 17h00 na sede do hemocentro e deverá mobilizar toda a sociedade, que além de ajudar a salvar vidas será recebida em clima de festa com música ao vivo e lanche especial.
Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização) e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identidade com foto. Segundo a assistente social do Hemocentro Regional de Picos, Valdênia Leite, o doador recebe diversos exames.
“É feito um check-up onde o doador recebe, após 30 dias, os resultados dos exames como classificação sanguínea, HBC, HCV, HIV I e II, HTLV I e II, doença de Chagas e Sífilis”, explicou a assistente social.
Valdênia explicou ainda que, caso os exames apresentem algum problema, o doador é encaminhado ao médico do hemocentro que irá acompanhá-lo.