24/06/2017 - Jesika Mayara
O Estado do Piauí receberá, entre os dias 23 e 27 deste mês, a missão integrada pelos sub-chefes da Delegação da União Europeia e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil. O objetivo da visita do grupo de diplomatas europeus é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades desses estados.
A vice-governadora Margarete Coelho apresentará, no sábado (24), aos diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara.
Na região, a missão tem como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora - presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon e o arqueólogo francês Eric Boëda, que participa das escavaçõesa cada ano, que será conduzida pela vice-governadora. Segundo ela, a viagem permitirá aos diplomatas conhecerem pontos de turismo do Parque como: o desfiladeiro da Capivara, o boqueirão da Pedra Furada, o Sítio do Mocó, em especial parte da Trilha Hombu, e o Museu do Homem Americano. “Eles irão conhecer a realidade política, econômica, social e cultural do nosso estado, bem como tratar sobre os potenciais investimentos na região”, disse.
Além disso, a comitiva visitará projetos de cooperação como o da Comunidade Lagoas das Cascas, que conta com financiamento da União Europeia. O projeto contempla ações de armazenamento/gestão de água na comunidade Lagoas das Cascas, no município de São Raimundo Nonato. A comunidade local tem experiência de primeira água (para o abastecimento de membros das famílias e de seus animais) e de segunda água (para uma pequena horticultura irrigada).
Participarão da visita a vice-embaixadora da União Europeia, Claudia Gintersdorfer, acompanhada do chefe do Setor de Cooperação, o Embaixador da Irlanda, a embaixatriz da República Tcheca e os vice-embaixadoresda Alemanha, da Bélgica, da França, de Portugal e do Reino Unido.
O objetivo da visita é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre a União Europeia e o Piauí,estado que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis. Além deste setor, a União Europeia considera que o Piauí tem um potencial importante na preservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e do turismo sustentáveis.
A parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil,que completa em 2017 o seu décimo aniversário está baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentávele na luta contra as mudanças climáticas. O Brasil e a UE são parceiros importantes a nível internacional na implementação da Agenda 2030 sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e do histórico Acordo de Paris sobre o clima.
No programa da visita, constam reuniões com o governador do Estado, Wellington Dias; e a vice-governadora Margarete Coelho, o prefeito de Teresina Firmino Filho; assim como a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. Também está marcado um encontro com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No dia 26 de junho, os diplomatas europeusfarão uma palestra na Universidade Federal do Piauí para estudantes de ciências políticas.
Fonte: Ccom