26/06/2017 - Jesika Mayara
Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA), que possui 188 famílias cadastradas em 16 municípios do Estado, está expandido suas atividades.
De acordo com o presidente da APPA, José Airton, após a criação da Câmara Setorial do Alho, a expectativa é a retomada da produção da cultura que já foi predominante em Picos, além, de implantar as plantações em cidades que ainda não possuem produtores.
Os membros da Câmara serão empossados nesta terça-feira, 27, no auditório do Sebrae de Picos.
“Estamos produzindo o alho branco mineiro e o cateto roxo que são tradicionais no município. No ano passado plantamos cerca de 800 quilos em um hectare de terra e conseguimos colher nove toneladas e 800 quilos. Este ano acreditamos que colheremos cerca de 30 toneladas”, disse o presidente.
O alho produzido no Piauí está sendo comercializado no próprio Estado, uma vez que a produção está proporcionando ao consumidor do produto preços mais acessíveis. “A revitalização deve durar cerca de cinco anos e estamos tentando junto ao governador que neste período as alíquotas do produto sejam retiradas”, explicou Airton.
Além da distribuição gratuita da semente, os produtores filiados à associação recebem assistência técnica.