22/02/2016 - João Paulo
Por João Paulo Leal – Da Redação
O desembargador Erivan José da Silva Lopes deverá ser o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A eleição para escolha dos novos dirigentes do Judiciário Piauiense acontecerá no próximo mês de março, quando os 19 desembargadores irão indicar o presidente, o vice e o corregedor geral da Justiça.
O nome de Erivan Lopes ganhou força para ser escolhido como novo presidente após a desistência do desembargador José Ribamar Oliveira, que divulgou um comunicado na tarde dessa segunda-feira (22), informando que desistiu da disputa. “...hoje informei a alguns desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí meu propósito de não me candidatar à Presidência do Tribunal, por razões várias. Uma delas é não querer submeter o Tribunal a uma disputa, embora com suporte suficiente para uma candidatura viável”, diz ele na nota.
Pelo critério de rotatividade, o próximo presidente seria Oliveira, no entanto, não houve consenso para chapa única. O presidente eleito vai substituir o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho. Já o vice e o corregedor eleitos irão suceder, respectivamente, a Francisco Antônio Paes Landim Filho e Sebastião Ribeiro Martins. A candidatura de Erivan Lopes à Presidência do TJ-PI conta com o apoio do grupo liderado pelo desembargador Edvaldo Moura, que já dirigiu a Corte e hoje preside o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).
Erivan Lopes é natural da vizinha cidade de Santo Antônio de Lisboa. Ele é formado em Direito pela UNIFOR (CE), sendo investido no cargo de promotor de Justiça por meio de concurso público. Em 2009 ingressou no Tribunal de Justiça pela vaga destinada ao Ministério Público. Atualmente ele preside a 2ª Câmara Especializada Criminal do TJ-PI.
Com informações do Cidadeverde.com e Tribunal de Justiça do Piauí (tjpi.jus.br)