27/06/2017 - Jesika Mayara
O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, acompanhou na manhã desta terça-feira, 27, o início da execução de um projeto de combate à seca, que prevê a perfuração de seis poços tubulares no município.
Os trabalhos de perfuração foram iniciados na sede do município, no bairro Campina, antigo conjunto habitacional Cohab. O objetivo, segundo o gestor municipal, é reforçar o sistema de abastecimento de água na zona urbana e garantir autonomia ao referido bairro.
Atualmente, a cidade é abastecida por apenas um poço tubular, que foi perfurado há cerca de 20 anos, na primeira gestão de Nonato Alencar. A tão sonhada adutora do Sudeste, que deveria captar água da barragem de Estreito e distribuir para onze cidades da região, dentre estas, Francisco Macedo, nunca foi concluída. Sem a adutora, a Barragem do Estreito, situada entre os municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos, está praticamente inutilizada, enquanto a sofre com a escassez de água.
Para o prefeito, a situação requer atenção do poder público. “A estiagem tem castigado a nossa região. Choveu pouco nos últimos seis anos e o nível do lençol freático está baixando. Por outro lado, a cidade tá crescendo. O número de casas hoje é bem maior do que em 1997, quando perfurei o poço da cidade. Então, a gente fica preocupado com tudo isso. Por isso, estamos perfurando mais um poço para dividir o abastecimento de água da cidade”, disse.
Ao todo, segundo informou Nonato, serão perfurados seis poços tubulares. A ação de combate à seca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs). Também serão contempladas as localidades Passagem Funda, Comboeiro de Cima, Carnaubal, Lageiro e Noite Escura.
Cidades na Net