03/07/2017 - Jesika Mayara
Com o tema “Cuidar da criação e promover a paz”, a Diocese de Picos através da Caritas Diocesana realizou na tarde/noite desse sábado, 01 de julho de 2017, a 12ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz.
A caminhada teve início às 17 horas com a benção aos caminheiros na avenida Severo Eulálio. Após a benção concedida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, a comunidade seguiu em caminhada com destino a Igreja Catedral, passando pela avenida Nossa Senhora de Fátima, praça Josino Ferreira e rua coronel Francisco Santos.
Em todo o percurso as pessoas cantavam, acenavam e davam demonstrações de alegria em participar da caminhada que tem o propósito social reformar uma casa, a servir de amparo para pessoas em situação de rua. Centenas de pessoas oriundas de Picos e de todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese marcaram presença na caminhada tornando de fato uma caminhada diocesana.
O encerramento aconteceu no adro da Igreja Catedral com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Plínio, concelebrada pelo bispo emérito, Dom Augusto Alves e pelo clero da Diocese de Picos.
“Estamos concluindo com essa Celebração a décima segunda edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, uma experiência que começou no ano de 2007 e que tem repercutido bastante na nossa Diocese pelo propósito que se faz levado em conta as necessidades de olharmos para a realidade e sermos solidários a fim de superar aquilo que não nos da alegria, impede que sejamos contentes com o que acontece para que possamos construir a solidariedade e a paz sempre”, disse Dom Plínio durante a homília.
Para um dos coordenadores da caminhada, o Padre Sebastião Francisco dos Santos, a edição deste ano é o resultado de um esforço coletivo realizado pela Diocese de Picos em parceria com pessoas e instituições que também acreditam neste projeto solidário em prol das pessoas em situação de rua. “Por isso mesmo aproveito a oportunidade para agradecer a todos os patrocinadores, prestadores de serviços, padres, religiosas, funcionários paroquiais e da Cúria Diocesana, paróquias e paroquianos, Áreas Pastorais, aos gestores municipais, proprietários dos carros de som e ambulâncias, aos meios de comunicação social, aos que adquiriram suas camisetas, às polícias: PRF, PM, 3º BEC, Secretarias Municipal de Transito e de Educação de Picos, APAE, Equipes de liturgia e canto e, por fim, aos membros da equipe de coordenação que contribuíram para o bom êxito da caminhada. Que Deus abençoe a todos com muita paz”, concluiu.
Finalidade
80% da renda obtida com a venda das camisetas será direcionada para a reforma de uma casa, a servir de amparo para pessoas em situação de rua.
O imóvel que passará por reforma e ampliação fica localizado nas dependências do Centro de Treinamento Diocesano (CTD), na Avenida Senador Helvídio Nunes, no bairro Catavento.
Os outros 20% serão utilizados para as despesas iniciais com a promoção da Caminhada em 2018.
Ascom