04/07/2017 - Jesika Mayara
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), promove, durante esta semana, curso de formação de brigadistas na cidade de Ribeiro Gonçalves, no Cerrado piauiense. Os profissionais vão atuar no combate a incêndios florestais no segundo semestre deste ano, principalmente dos meses de agosto a novembro.
“O curso de formação de brigadistas é resultado de uma parceria entre a Semar e o Ibama, intermediado pelo Procerrado, Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado do Piauí. Em junho, capacitamos 26 pessoas para atuarem no combate aos incêndios florestais em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro e, nesta semana, mais 13 profissionais passarão por treinamento na cidade de Ribeiro Gonçalves”, explica Samuel Maia, consultor especialista em combate e prevenção de incêndios florestais da Semar.
Os brigadistas são contratados pelos municípios, por meio de acordo de cooperação firmado com a Secretaria do Meio Ambiente, que prevê ainda a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como abafador, capacete, fardamento, motobomba, gandola, bota, luvas, além de veículos do tipo picape para auxiliar no combate aos incêndios e também transporte dos brigadistas.
“O Procerrado atende aos municípios de Baixa Grande do Ribeira, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí. Os critérios para a escolha destas cidades foram: desmatamento superior a 25 km² (2009/2010); Área de remanescente superior a 20% ou Áreas Protegidas (Terras Indígenas, Territórios Quilombolas e Unidades de Conservação). O curso de formação de brigadistas é uma das ações desenvolvidas no âmbito deste projeto”, afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.