06/07/2017 - Redação
Da Redação
Ao tomar posse em janeiro deste ano, uma das principais preocupações do prefeito de Santa de Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto (PTB), foi melhorar o atendimento prestado à população pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela atenção básica.
Ao convidar o cirurgião-dentista Murilo Clementino Santos para assumir a pasta, o prefeito Barroso Neto estava ciente do potencial e comprometimento do auxiliar e com isso contribuiu com suas ações, garantindo as condições necessárias para a execução.
O Centro de Saúde Celecina Martins e o anexo onde funciona a sede da Secretaria passaram por amplas reformas e adequações, inclusive de acessibilidade, que garantiram melhores condições de trabalho aos profissionais e um maior conforto aos usuários do sistema de saúde municipal. Com as adequações e aproveitamento de espaços antes ociosos, foi possível instalar uma sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; sala para testagem rápida de DST’s; sala do assistente social e depósito da Farmácia Básica. A nova gestão também viabilizou um novo reservatório suspenso de água, com capacidade de 2.000 litros.
Também foram adquiridos aparelhos de ar condicionado e móveis novos, como bancadas, birôs, cadeiras e ainda substituídos velhos por novos, alguns dos equipamentos de auxílio dos profissionais, como otoscópios, termômetros, caixas térmicas, cadeiras de rodas e outros. Os veículos da secretaria, como as ambulâncias, foram recuperados e regularizados junto aos órgãos de fiscalização, sendo que um deles acumulava multas no valor de R$ 23.000,00.
E as mudanças não se resumem à parte estrutural, pois foi estabelecida também uma nova escala que garante atendimento médico todos os dias da semana na sede do município e em dias alternados na zona rural. Compõem o quadro de profissionais os médicos: Ubiratan Segundo, Sérgio Benvindo e Manoel Luciano; os dentistas: Murilo Santos, Selva Carvalho, Lorena Gonçalves e Marcelo Moura; os enfermeiros Ramiro Marques, Sâmia Gonçalves e Raitônio Cortez; a fisioterapeuta Jéssica Pinheiro, a nutricionista Tereza Patrícia, a psicóloga Raqueline Moreira e ainda vários agentes comunitários de saúde.
A Secretaria de Saúde ainda tem se destacado através da descentralização na marcação de exames e ainda no encaminhamento de casos mais complexos, como internações, fisioterapias, hemodiálise ou cirurgias, para serem tratados em centros maiores como Oeiras, Picos ou Teresina.
O secretário Murilo Santos destaca que todos esses avanços, bem como os próximos desafios, serão debatidos em plenária a ser realizada no município no próximo dia 18 deste de julho, tendo como tema “Acesso de qualidade e humanização na atenção à saúde, a partir do SUS que sonhamos”.