24/02/2016 - Jesika Mayara
Enquanto a virose que está sendo causada pelas moscas ainda lota hospitais de todo o Estado, a Vigilância Sanitária de Picos orienta que estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, frigoríficos e mercados sigam à risca as orientações sanitárias para evitar mais casos da doença e alerta aos clientes que observem vem o local.
“Em primeiro lugar é preciso que os clientes ao adentrar nos estabelecimentos observem se os mesmos estão seguindo as normas sanitárias. Caso o mesmo tenha licença sanitária ele terá que seguir os cuidados necessários, pois sempre que visitamos um estabelecimento realizamos a educação invisa”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Rita de Cássia.
A coordenadora ressaltou que os proprietários de estabelecimentos devem sempre estar procurando produtos adequados para a higiene do local e que é de fundamental importância o uso de luvas, tocas, jalecos, além do uso de telas nas entras de ar e janelas das cozinhas.
“O período chuvoso é propício para o aumento no número de moscas, mas afirmo que não temos uma ação ou orientação especifica ao combate do inseto. Pessoas que chegarem a um estabelecimento e perceberem que a quantidade de moscas está maior que o normal, deve denunciar o fato a Vigilância Sanitária, para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, explicou.
Os locais que não se adequarem às normas poderão ser notificados e multados. Para as pessoas que desejam denunciar o telefone é 3422-3457.
CUIDADOS EM CASA
O departamento informa que os cuidados devem se estender as residências. Não deixar louça suja por muito tempo, assim como, restos de comida expostos e acomodar o lixo da forma correta, são as principais ações que devem ser tomadas.