07/07/2017 - Jesika Mayara
A partir de segunda-feira, 10, o Hospital Regional Justino Luz (HRJL) terá nova direção. A médica otorrinolaringologista, Patrícia Maria Santos Batista, tomará posse do cargo em um evento, que deverá contar com a presença de autoridades municipais e estaduais, como o secretário estadual de saúde, Florentino Neto e o diretor da Fundação Hospital, deputado licenciado Pablo Santos (PMDB).
O local atualmente tem como diretor o enfermeiro Valério Genário Borges de Azevedo.
Em entrevista ao Picos 40 Graus, Patrícia falou da sua experiência na gestão pública e da sua carreira como médica e como isso vai contribuir no desenvolvimento das suas atividades a frente do hospital.
“São 20 anos de gestão na saúde pública, já ocupei cargos estaduais e municipais. Além de médica na assistência, fui diretora de controle, avaliação, regulação e auditoria no Estado, fui presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, também fui secretária municipal de saúde durante oito anos, além de, de presidente Comissões Intergestores Bipartite e membro da Tripartite e participei do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e fui membro da Tripartide. Creio que a experiência que irei levar para lá será a tranquilidade no lidar com a coisa pública”, disse a nova diretora.
A médica relatou que o seu maior objetivo, assim como o do secretário Florentino e demais autoridades públicas, é melhorar ao máximo o acesso à saúde da população de toda a macrorregião.
A nova gestora já realizou visitas ao hospital, reuniões com a equipe e A atual direção e está recebendo um diagnóstico de como o hospital se encontra.
“Está sendo uma transição tranquila e o nosso principal objetivo é a inauguração mais rápido possível da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que enxergamos como a maior mudança que poderemos proporcionar para a população, esse é o nosso projeto prioritário, além de reorganizar a unidade hospitalar”, ressaltou.
Entre as dificuldades que irá enfrentar, Patrícia elencou a estrutura do local e falou do esforço da atual gestão em trazer melhorias para o HRJL, através do início de projetos estruturais.
“A população de toda a região pode esperar é uma dedicação profunda para tentar mudar a realidade do Hospital Regional. Sou picoense, sou sertaneja, sou médica e entendo as dificuldades que temos em nossa assistência e garanto que vou me doar 100%, junto com a equipe que faz parte do hospital” afirmou a otorrinolaringologista.
Relações com as universidades
A coordenadora do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, disse que irá construir uma relação melhor com as universidades e começar a implantar mudanças para que o Justino Luz possa se tornar um hospital escola.
“Que possamos ter o internado do curso de medicina lá. Obviamente que a gente melhorando a estrutura do hospital ele irá abrir as portas para as universidades, para as faculdades particulares e cursos profissionalizantes. É extremamente importante ter um campo de pratica adequado com condições de melhor treinamento para o alunado”, disse Patrícia.