19/07/2017 - Jesika Mayara
Acontecerá no dia 29 de setembro em Picos, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento tem por competência elaborar, propor e coordenar as políticas públicas municipais de promoção da Igualdade Racial.
Durante o encontro, deve se propor e implementar programas, serviços e ações afirmativas que visem a superação das desigualdades sócio-raciais, a eliminação da discriminação e o combate ao racismo.
Para o aprimoramento de suas ações, a Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos vem articulando uma rede de parcerias com os movimentos sociais organizados, organizações não governamentais e diferentes órgãos e esferas do poder público.
“A conferência foi convocada pelo governo federal através de um decreto presidencial, para a realização da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, como Picos não fez a primeira este ano ainda realizaremos a terceira edição da conferência. Já finalizamos a minuta, com um decreto para o prefeito convocar III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Picos”, explicou a coordenadora municipal de direitos humanos, Jovanna Cardoso.
Ainda de acordo com a coordenadora, o Grupo Cultural Adimó já foi convidado para compor a comissão organizadora, uma vez que já realiza trabalhos de promoção a igualdade racial no município.
O evento contará com palestrantes de renome estadual e possivelmente federal. As inscrições serão feitas no dia do evento, que ainda não teve o local definido. Ao fim da conferência serão eleitos delegados para participar da etapa estadual e quem sabe compor a comitiva piauiense no encontro nacional, que debaterá o tema, em janeiro de 2018.