27/07/2017 - Jesika Mayara
Atualmente o Hemocentro Regional de Picos conta com cerca de 20 bolsas em seu estoque. O número é um dos mais baixos dos últimos meses.
É comum nessa época do ano o estoque de sangue diminuir devido ao período de férias em que muitas pessoas estão saindo de viagem, mas é principalmente nesse momento que se torna necessária a sua doação, pois o número de acidentes aumenta consideravelmente.
Segundo a assistente social do Hemocentro de Picos, Fancivalbia Carvalho, o estoque de sangue negativo é sempre baixo.
“Estamos recebendo muitas solicitações para sangue negativo. Dispomos atualmente de duas bolsas de O-, uma de AB- e oito de A-. Essa deficiência é registrada em todos os outros hemocentros do Estado”, disse a assistente social.
Assim como outros órgãos públicos, o Hemocentro de Picos tem usado as redes sociais para divulgar suas atividades e ficar mais próximo de seu público os convocando e alertando para a doação de sangue.
“Após a nossa última postagem muitas pessoas já compareceram e realizaram as suas doações. É importante salientar que não importa o seu tipo sanguíneo é preciso doar. Para isso você deve vir ao hemocentro portando um documento com foto e passar por uma triagem se aprovado já é realizada a coleta”, explicou Fancivalbia Carvalho.