27/02/2016 - Jesika Mayara
Em alusão ao mês da mulher a 4ª Vara da Criminal de Picos realizará a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa. O evento, que julgará cerca de 50 processos, acontecerá de 04 a 11 de março no fórum municipal.
“Durante essa semana serão julgados processos referentes tanto à solicitação de medida protetiva (sobre a continuidade ou não) como também representações criminais. Para isso tudo acontecer, as audiências serão realizadas de manhã e a tarde”, afirmou o assistente social do Núcleo Maria da Penha de Picos, José Francisco.
Para o profissional a campanha representa uma maior celeridade no julgamento de processos que envolvam violência doméstica. “Sabemos que um dos maiores problemas que enfrentamos no Brasil é que quando se comete o crime, o julgamento demora ou o culpado não é responsabilizado”.
A campanha nacional, que promove o julgamento de processos de violência doméstica contra mulher em todo país, acontece três vezes ao ano. Em março por ser o mês da mulher, em agosto quando se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha e em novembro quando se comemora o Combate a Não Violência Contra Mulher.
Nesses três momentos é pensada a existência dessas ações, essa será a primeira vez que todos os componentes do projeto serão realizados em Picos, que realizou anteriormente apenas o mutirão de julgamentos.