01/08/2017 - Jesika Mayara
O projeto de ampliação do sistema de água em Picos teve início há cerca de um mês e contempla os bairros Belo Norte, Morada do Sol e Passagem das Pedras. O investimento de mais de R$ 2,6 milhões beneficiará 100% dos moradores destes bairros, com as obras financiadas pela Caixa Econômica Federal e pela própria Agespisa.
Segundo o gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves, um novo projeto poderá melhorar o abastecimento em alguns bairros da zona leste da cidade.
“Esse projeto será encaminhado apara Teresina e contemplará os bairros Malhada Grande, Paraibinha e Cohab. Aquela é uma área muito grande e onde temos uma certa dificuldade de levar água por conta da distância”, explicou o gerente.
O novo projeto prevê a construção de um poço e reservatório no bairro Malhada Grande, o mesmo ainda está em fase de criação e após finalizado deverá ser encaminhado para o escritório geral da Agespisa, para análise.
Obras em andamento
Na comunidade Belo Norte, a empresa já iniciou a perfuração de novo poço tubular e a construção de reservatório com capacidade para 500 mil litros de água. A rede de distribuição será ampliada em mais de cinco mil metros, com a instalação de 343 ligações domiciliares. O sistema de abastecimento do bairro vai receber ainda uma adutora de 1.544 metros de extensão.
No bairro Morada do Sol, a expansão da rede de água será de 266 metros. Os benefícios também incluem a construção de um reservatório com capacidade para 100 mil litros de água, uma adutora de 24 metros e a substituição ou instalação de 120 hidrômetros.
Já, os moradores do bairro Passagem das Pedras terão um reforço importante no abastecimento com a perfuração de um poço tubular e uma adutora de 539 metros de extensão.
Os três bairros também vão receber estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento da água para os reservatórios. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim deste ano.