Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Falta de técnico é o principal problema constatado pelo CREA em Picos

Faltam profissionais na área de segurança em construções civis

04/08/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
55751ee44243a44ea9c187018995.jpg (Foto: Reprodução)
55751ee44243a44ea9c187018995.jpg (Foto: Reprodução)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA) é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia da Agronomia.

A inspetoria regional do conselho fica localizada no bairro Ipueiras e atende toda a macrorregião. “O trabalho que consiste a nós é a fiscalização de obras privadas ou públicas, para que haja uma legalidade e que tenha um responsável técnico para se evitar danos aos trabalhadores que lá estão”, ressaltou o inspetor Francisco das Chagas.

Quando se pensar em construir é preciso obedecer a um processo preestabelecido pelo CREA. O primeiro passo é procurar um engenheiro ou técnico em edificações para a realização do projeto e registro junto ao CREA e prefeitura. “Ao concluir ele deve procurar a prefeitura para que se tenha um habits e realizar a averbação junto à Receita Federal onde será realizado o registro da obra”, explicou o engenheiro.

A maioria das obras particulares realizadas nos imóveis brasileiros não conta com o acompanhamento ou projeto de um arquiteto ou engenheiro. A afirmação parte de uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e o Instituto Datafolha. De acordo com Francisco das Chagas esse é a principal irregularidade constatada em Picos.

A irregularidade gera multa, que caso não seja sanada dentro do prazo estabelecido, irá decorrer em acréscimo no valor podendo inabilitar a execução da obra pelo proprietário, que poderá ainda ficar inabilitado em adquirir outros imóveis.

 

Facebook