22/08/2017 - Jesika Mayara
O Ministério da Saúde estendeu a vacinação contra o HPV para homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos de idade. Em Picos as doses são limitadas e até o momento a coordenação de imunização não repassou a quantidade.
"Nosso estoque vence no domingo, assim quem quiser se imunizar deve ir até a sexta-feira, 25, os postos de saúde com sala de vacinação portando o cartão do SUS, identidade e cartão de vacina”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Valdivânia Pacheco.
Para a faixa etária, de 15 a 26 anos, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.
Após a data estabelecida a imunização volta a atender o público prioritário, que são meninos na faixa etária de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.
A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.
Locais de vacinação
Quem ainda não se imunizou poderá se dirigir os Postos de Saúde com salas fixas de vacinação, como nos bairros Morada do Sol, São Vicente, Centro (PAIM), Ipueiras, São José, Belo Norte e Junco.
Com informações Cidade Verde