23/08/2017 - Jesika Mayara
“Fortalecendo a Sociedade na Desconstrução da Naturalização da Violência contra a Mulher”. Este é o tema da programação em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha, (Nº 11.340/2006), realizada durante o mês de agosto, pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI).
As ações têm como objetivos promover e debater com a sociedade os desafios e perspectivas sobre a lei que completa 11 anos de promulgação, no dia 07 de agosto, destacando ainda sua importância no combate à violência.
Após percorrer diversos polos do estado, a ação chega a Picos na manhã desta quinta-feira, 24. De acordo com a coordenadora geral da União das Mulheres do Piauí - UMP, núcleo de Picos, Tereza Wenzel, o evento irá reunir movimentos sociais em busca de reafirmar as políticas públicas voltada para as mulheres.
“Vamos comemorar os avanços e a refirmar como podemos continuar na luta, avançando e cobrando dos poderes públicos a efetivação dos direitos que a Lei Maria da Penha nos diz, além de tratar dos avanços para rede de proteção a mulher vítima de violência”, explicou a coordenadora.
O evento contará com palestras e com a presença do ônibus lilás que realizará ações de assistência jurídica, social e psicológica. A unidade móvel adaptada faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro.
“Vamos mostrar às mulheres como era antes da Lei Maria da Penha e como é hoje, além de ressaltar em que devemos avançar. Na ocasião, as vereadoras construirão um plano de política pública de combate à violência contra a mulher”, concluiu Tereza.