27/08/2017 - Jesika Mayara
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Lions Clube, iniciou no último sábado, 26, um projeto contra o diabetes, no bairro Paroquial. A proposta de sensibilizar a população sobre a doença, com informações e promoção e prevenção de saúde, deve chegar a outros bairros de Picos durante este semestre.
A ação, que faz parte das comemorações do centenário do club no mundo, teve início às 9 horas, na creche Vó Silvina, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. O endocrinologista Leonardo Maia ministrou palestra sobre diabetes, levantando o histórico de identificação da doença, as consequeências e as formas de tratamento.
Em seguida, a equipe da Secretaria de Saúde de Picos realizou testes de glicemia capilar. E, a partir de encaminhamentos realizados pela equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro, o especialista atendeu pacientes, com histórico da doença.
“Esse aqui é nosso projeto-piloto. Já falamos com a secretária de Saúde e esperamos expandir e realizar em outros locais”, afirmou o médico Leonardo Maia, presidente do Lions Club de Picos.
Para os participantes do projeto, a atividade foi esclarecedora e, ao mesmo tempo, estimuladora para a prática de hábitos mais saudáveis. A aposentada Maria Medioneira foi um deles. “Ação como essa é muito boa, porque orienta muita gente, descobre alguma coisa que a gente sente e bota logo pra agir e cuidar”, considerou.
Participaram do projeto a secretária de Saúde Maria do Socorro Moura, os assessores técnicos Eduardo Carvalho e Katharini Rocha, a coordenadora da Atenção Básica Edilce Leite.
CCOM Picos