28/08/2017 - Jesika Mayara
Com o objetivo de ter uma fiscalização mais efetiva em todo o estado, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) irá descentralizar suas atividades através da instalação de três regionais no estado.
De acordo com o conselheiro-substituto, Delano Câmara, as unidades regionais serão instaladas em Parnaíba, Picos e Bom Jesus.
“O Tribunal de Contas quer ficar mais próximo da sociedade e da gestão e com isso possibilitar a verificação em tempo real dos fatos acontecidos. Quando acontece uma falha qualquer, ou quando a sociedade denunciar, o tribunal chegará de forma mais presente e mais ativa”, disse Delano.
Na manhã da última sexta-feira, 25, o TCE realizou o I Treinamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) em Picos. Na ocasião o conselheiro afirmou que iria verificar um local para a instalação da regional no município, que atenderá a toda a macrorregião.
“Em Picos a ideia é locar ou ter um comodato de um prédio e nós termos aqui um ponto de fiscalização mais pronto e mais imediato dos fatos ocorridos nos municípios da região. As atividades em Parnaíba deverão ser iniciadas em outubro, aqui a instalação deverá ser realizada no começo do ano que vem”, afirmou o conselheiro.
Servidores do Tribunal de Contas que são de Picos ou que queiram vir a cidade serão transferidos para a futura regional. O mesmo acontecerá nas outras regionais, uma vez que a ideia do TCE é que o servidor more na cidade dando efetividade maior a ação de fiscalização.
Matéria relacionada: Gestores e servidores públicos participam de treinamento do TCE