Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Agricultor colhe macaxeira gigante de 10 kg e 70 cm em Oeiras

Ângelo Martins Rodrigues revelou ter o costume de colher raízes gigantes em sua plantação

31/08/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
1e4a964c14e27c8cab1180eed364.jpg Agricultor revelou ter o costume de colher plantação gigante (Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras)
1e4a964c14e27c8cab1180eed364.jpg Agricultor revelou ter o costume de colher plantação gigante (Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras)

Um caso curioso chamou a atenção de moradores da cidade de Oeiras. Uma macaxeira 'gigante', de 10 kg e 70 centímetros, foi colhida esta semana em sua fazenda na localidade de Várzea Branca, zona rural do município.

O agricultor Ângelo Martins Rodrigues, de 82 anos, revelou que esta não é a primeira vez que a sua plantação produz macaxeira 'gigante' e apesar disso ficou admirado com o achado. Ele contou que o local onde a raiz foi encontrada é utilizado pela família para cultivar a planta e conta com uma irrigação especial.

"Eu fui tirar a macaxeira para fazer ração do gado e acabei sendo surpreendido com o tamanho dela. Já tenho o costume de arrancar raízes exageradas como essa aqui na fazenda. Sempre planto na área irrigada, porque quase não tem chuva na região e o inverno pra cá foi fraco", contou Ângelo Rodrigues.

Agricultor revelou ter o costume de colher plantação gigante (Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras)

A esposa do agricultor, Raimunda Rodrigues, contou que a família tem o costume de colher macaxeiras de até 15 quilos. Antigamente eles utilizavam as raízes gigantes para fazer farinha e atualmente a plantação serve apenas para ração animal e consumo próprio.

"Já tiramos macaxeiras maiores do que essa e pessoal da cidade sempre fica surpreso, mas para gente aqui é normal. Quando eramos mais novos, fazíamos farinhada que dava para toda a comunidade, agora só colhemos mais para consumo aqui da fazenda. Preparo bolo, faço ela cozida ou frita, e ainda serve de ração para os animais", comentou Raimunda.

G1

Facebook