12/09/2017 - Redação
O Tribunal Regional Eleitorial do Piauí (TRE-PI) decidiu cassar o registro de duas coligações em Valença. As coligações teriam registrado cinco mulheres apenas com o objetivo de preencher a cota exigida por lei, mas as candidatas sequer realizaram atos de campanha.
O julgamento no TRE iniciou na semana passada e já manteve a cassação do registro de Geórgia Lima Verde Brito, Magally da Silva Costa, Maria Neide da Silva Rosa, Ivaltânia Vieira Nogueira Pereira da Silva e Maria Eugênia de Sousa Martins Gomes. Elas ficam inelegíveis por oito anos.
No entanto, houve divergência na votação, com empate em 3 a 3, quando a discussão tratou da cassação de todos os candidatos das coligações. Na sessão desta terça-feira (12), o presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, proferiu voto de desempate e decidiu pela cassação das duas chapas proporcionais.
Com a decisão, perdem o mandato os vereadores: Ariana Rosa, Benoni José de Sousa, Fátima do Caetano, Leonardo Nogueira, Nonatin Soares e Stenio Rommel.
O processo envolve as coligações Compromisso com Valença I (PTC / PPS / PRB / PROS / PSC), com 13 candidatos, e Compromisso com Valença II (PMN / PSB / PDT / PSL / PR / PSDB), com outros 16.
Fonte: Portal R10