14/09/2017 - Jesika Mayara
O mês de setembro ainda não terminou, mas os assaltos a instituições bancárias no Estado se equipararam às ações criminosas praticadas nos noves meses completos de 2016. De acordo com o Sindicato do Bancários do Piauí, até o momento, 13 bancos foram alvos de ataques, sendo 11 no interior do Estado.
"Essa situação nos preocupa porque traz muitos prejuízos para a categoria e para quem passa por aquele tipo de ação. Mesmo as explosões que ocorrem na calada da noite trazem prejuízos, pois quando chegamos de manhã para trabalhar e vemos tudo destruído, ficamos temerosos", desabafa João Carlos, diretor dos Sindicatos dos Bancários do Piauí.
As duas ocorrências mais recentes foram registradas na madrugada desta quarta-feira (13) nas cidades de Marcos Parente e Jerumenha. E na semana passada, uma agência da Caixa Econômica Federal em Teresina foi destruída.
Para tentar barrar a ação do criminosos, a Polícia Civil do Estado tem investido em ações integradas e preventivas. O coordenador do Grupamento de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Willame Moraes, contabiliza que, de janeiro a julho deste ano, foram realizadas 84 prisões de suspeitos de envolvimento em furtos e roubos a instituições financeiras.
Cidade Verde