Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Abertura do SaLiVaG apresenta biografia de sua homenageada

A quinta edição do salão homenageia a Irmã Maria Helena Matias

14/09/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
1a966d5360e53890b94e8d4f22a3.jpg O público conheceu a trajetória da irmã por sua passagem por Picos (Foto: Jesika Mayara)
1a966d5360e53890b94e8d4f22a3.jpg O público conheceu a trajetória da irmã por sua passagem por Picos (Foto: Jesika Mayara)

Teve início na noite desta quarta-feira, 13 de setembro, a V edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas – SaLiVaG. A abertura do evento foi marcada pela apresentação da biografia da sua homenageada, Irmã Maria Helena Matias.

Com recorde de inscrições o SaLiVaG segue até o dia 17 de setembro no Estádio Municipal Senador Helvídio Nunes, com a realização de palestras, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e estandes para comercialização de obras.

Prestigiaram a abertura do evento o prefeito municipal, Padre Walmir Lima; a secretária municipal de educação Rosilene Monteiro; a diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Teresa; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Hugo Victor Saunders Martins; secretários municipais, vereadores, educadores e a população em geral.

“Estamos iniciando hoje um trabalho preparado com muito carinho, dedicação, onde foi analisado bem a programação. Trouxemos para esta edição nomes que estão incluídos em eventos de outros estados, mas o que tem nos motivado são os comentários positivos, além do número esgotado de inscritos demonstrando a grandiosidade do evento”, disse o Padre Walmir.

Familiares da homenageada também participaram da abertura do evento. Entre eles a sua irmã, Maria José Matias, de 87 anos. “Me sinto muito sensibilizada e vejo também uma grande gratidão do povo de Picos à Maria Helena. Eu vejo que o povo de Picos realmente reconheceu a missão dela aqui no município, ela gostava, amava esse povo”, disse a também educadora.

“A irmã tem um legado deixado de uma forma precisa na educação, que se eterniza. Dentro da usa formação religiosa e acadêmica ele fez o espaço da educação sagrado, onde durante 33 anos como diretora do Instituto Monsenhor Hipólito educou gerações com amor. A irmã Helena tratou isso tudo com muita perseverança e inclusive fé, deixando um legado”, disse a irmã Ana Teresa.

A biografia da irmã Maria Helena Matias foi apresentada pela irmã Desterro. A noite também foi marcada por homenagens à Irmã Maria Helena e por show da banda Yves Yvis de Pedro II.

Irmã Desterro. Foto Romário Mendes

 

 

 

 

Facebook