16/09/2017 - Jesika Mayara
Empresários e contadores picoenses participaram na noite desta sexta-feira, 15 de setembro, de um ciclo de palestras que abordaram a reforma trabalhista e a recuperação tributária. O evento promovido Associação Comercial e Industrial da Grande Picos (ACINPI), o Sindicato Patronal e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos (CDL) aconteceu no auditório do SENAC.
Para o presidente ACINPI, José Rivaldo de Sousa, a realização do evento é uma meta da associação e tem como objetivo levar informação aos empresários. Confira fotos!
“Esses assunto interessa muito a classe empresarial e aos contadores. Não estamos cobrando nada dos nossos participantes e faz parte do nosso calendário de execução ao longo da nossa administração que irá realizar palestras sobre a Receita Federal e Secretaria de Fazenda. Além disso, temos uma pesquisa que está chegando ao comerciante onde ele irá responder qual tipo de treinamento ele e sua equipe querem passar”, disse José Rivaldo.
Presidente da ACINP, José Rivaldo
O advogado especialista, Márcio Tinoco, falou sobre recuperação tributária abordando as últimas novidades em decisões judiciais que diminuem a carga tributário para os comerciantes.
“Até o dia 15 de julho deste ano foram arrecadados mais de um trilhão de reais em termo de tributos. Nos últimos dois meses têm se visto uma aceleração da economia o que aumenta essa carga tributária que no Piauí é mais agressiva por ser um estado mais carente e ter menos empresas”, explicou Márcio Tinoco.
Advogado Márcio Tinoco
O presidente da FECOMERCIO no Piauí, Valdeci Cavalcante, palestrou sobre a reforma trabalhista em diversos aspectos. “Falamos um pouco da questão da terceirização da mão de obra e do acordado entre o legislado. A consolidação da Lei de trabalho que é de 1943 já trazia esse princípio no artigo 611, que é o de respeito as convenções e acordos coletivos feitos entre patrões e empregados”.
Presidente da FECOMERCIO no Piauí, Valdeci Cavalcante
Além das palestras o evento contou com a entrega de livros de sua autoria. Os 350 exemplares foram entregues às cinco lojas Maçônicas de Picos, além do Rotary e Lions Club e a Academia de Letras da Região de Picos- Alerpi.
Fotos: Gelimar Moura