03/03/2016 - Jesika Mayara
Com o final do período de vacinação e certificação, 95,18% do rebanho de Picos e municípios da macrorregião foi imunizado contra a aftosa. Os dados foram repassados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) de Picos.
A Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) de Picos atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis e Aroeiras do Itaim.
De acordo com o coordenador da Adapi de Picos, Gerlan Vieira, o índice exigido pelo Ministério da Agricultura para que o Estado continue livre da febre aftosa com vacinação, é de 90% nas duas etapas do ano.
“Tivemos três municípios que atingiram os 100% do rebanho vacinado, que foram Aroeiras do Itaim, Francisco Santos e Monsenhor Hipólito. O município de Picos teve como índice 92,71%”, comentou o coordenador.
Em contrapartida o município de Itainópolis foi o que teve o menor índice de vacinação e não atingiu a meta estabelecida, vacinando 89,91% do seu rebanho. Ainda de acordo com Gerlan Vieira, o fato acontece porque o município possui um grande número de bovinos e apenas um técnico para realizar o trabalho.
Chegada o fim da campanha, os fiscais da Adapi de Picos estão identificando os criadores inadimplentes, entrando em contato ou indo até suas propriedades para que sejam regularizados. “Aqueles que já são reincidentes, não tem outra coisa a ser feita se não multá-los”, informou o coordenador.