Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Correios de Picos poderá deixar de realizar serviços bancários

Impasse coloca em risco a existência do Banco Postal em mais de 100 agências do Piauí

22/09/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
4b7ab7848f8151a7de6546ebefe7.jpg Agência dos Correios de Picos (Foto: Jesika Mayara)
4b7ab7848f8151a7de6546ebefe7.jpg Agência dos Correios de Picos (Foto: Jesika Mayara)

A direção nacional dos Correios deve fechar 114 agências do Banco Postal no Piauí até o dia 11 de outubro. Uma das agências que poderá ser afetada será a de Picos.

Um comunicado fixado no local informa aos usuários do serviço, que a partir data, os serviços bancários para o Banco do Brasil na unidade serão descontinuados e que os mesmos deverão procurar a agência bancária ou ponto de atendimento mais próximo.

O Ministério Público do Trabalho do Piauí ajuizou uma ação civil em 2008 contra os Correios, devido a precarização da segurança nas agências. A Justiça do Trabalho apresentou diversas condições para manter esses bancos postais em funcionamento. O processo foi originado por uma denúncia do Sindicato os Trabalhadores dos Correios.

Entre os itens de segurança propostos estão a segurança armada, portas giratórias, circuito interno de Tv ligado a Secretária de Segurança Pública ou a delegacia mais próxima.

Segundo gerente regional da agência dos Correios de Picos, Antônio José Bezerra, o novo contrato entre o banco e os Correios foi feito há menos de um ano e tem validade de três anos.

“O impasse é na questão da segurança e já existe negociação entre o banco e os Correios para que dispositivos de segurança sejam disponibilizados. Eu acredito que até lá esse impasse seja resolvido”, disse o gerente.

Ainda de acordo com Antônio José Bezerra, os Correios retirou 134 vigilantes das agências em todo o Piauí.

No Banco Postal a população realiza quase todos os serviços bancários, entre eles saques, depósitos, extratos, transferências, empréstimos, pagamento de contas, entre outros.

 “A região de Picos possui 100 agências dos Correios, e contamos com 98 agências que disponibilizam os serviços do banco postal, que é um serviço essencial para a população, que será a maior prejudicada caso o mesmo seja descontinuado. Se isso vier a acontecer esse público irá para o Banco do Brasil, o que na minha avaliação será humanamente impossível as agências suportarem a demanda”, explicou Bezerra. 

Facebook