Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Nivardo Silvino assume Prefeitura de Bocaina interinamente

Ele ficará no cargo enquanto o prefeito Zé Luís não retorna de Teresina, onde passa por delicado tratamento de saúde

05/03/2016 - João Paulo

Imprimir matéria
cc91a63beb0f70275d07dded58f2.jpg Nivardo faz juramento de posse perante os vereadores (Foto: João Paulo)
cc91a63beb0f70275d07dded58f2.jpg Nivardo faz juramento de posse perante os vereadores (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal
Da Redação

O vice-prefeito de Bocaina, Nivardo Silvino de Sousa, assumiu no final da tarde de ontem, dia 04, o comando do Executivo Municipal daquela cidade. Ele assume o cargo interinamente por conta do pedido de licença do prefeito José Luís de Barros, que se encontra internado em uma unidade de saúde particular na capital do Estado, Teresina, após sofrer um ataque cardíaco (infarto) no último dia 06 de fevereiro.

Como o estado de saúde do prefeito Zé Luís inspira cuidados e o seu retorno ao município ainda não é previsível, sua assessoria jurídica apresentou junto à Câmara Municipal um pedido de licença de cinco dias, podendo o mesmo ser prorrogado até o restabelecimento do prefeito.

No dia 29 de fevereiro o presidente da Câmara, José Airton Cipriano, em sessão extraordinária colocou em votação o pedido de licença, que foi aprovado, mas ao invés de convocar o vice-prefeito para assumir o cargo de prefeito, o presidente se autoproclamou prefeito interino, com base em parecer da Secretaria Municipal de Administração, atestando que o vice-prefeito encontrava-se licenciado do cargo, por ser beneficiário do INSS, gozando de auxílio doença.

Não satisfeito com a decisão, o vice-prefeito Nivardo Silvino, por meio de seus advogados, impetrou mandado de segurança na Comarca de Bocaina contra o presidente da Câmara, juntando aos autos os documentos atestando que requereu a suspensão do benefício. Acolhendo o pedido, no dia 1º de março o juiz Sérgio Luís Carvalho Fortes concedeu uma liminar, cujo despacho declara nula a sessão do dia 29 e ainda determinou ao presidente que convocasse a Câmara e notificasse o vice-prefeito para assumir o cargo de prefeito.

A nova sessão extraordinária, ocorrida ontem, contou com a presença dos nove vereadores do município, dezenas de populares, além da representante do Ministério Público e vários advogados, dentre eles o presidente da OAB – Subsecção de Picos, Frank Bezerra.

Sem muitas formalidades, o presidente José Airton empossou Nivardo Silvino no cargo de prefeito. Os vereadores, Domingos Savis, Remédio Leal e Antoninha, ao usarem da palavra, manifestaram apoio ao novo gestor, ao tempo que desejaram também o pleno restabelecimento da saúde do prefeito licenciado, José Luís.

O prefeito interino, Nivardo Silvino, destacou que mais uma vez encara a responsabilidade de assumir a Prefeitura de Bocaina, ressaltando a delicadeza do momento em que isso acontece, pois se dá por conta de problemas de saúde do titular. Contudo, ele acredita que terá uma atuação responsável e à altura do povo de Bocaina. Nivardo já anunciou como primeira medida o levantamento detalhado das finanças da Prefeitura e a situação dos bens móveis e imóveis, não descartando também a realização de uma minuciosa auditoria.

Facebook