11/10/2017 - Jesika Mayara
Na manhã de ontem,10, enfermeiros promoveram uma manifestação nas principais ruas de Picos contra a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM), que impede a categoria de realizar exames básicos, como pré-natal para gestantes, administração de vacinas e a prevenção do câncer do colo de útero.
A manifestação reuniu profissionais, estudantes e professores dos cursos de enfermagem da cidade e se concentrou em frente ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL)
Vestidos de preto, em luto ao direito básico á saúde pública e pelo fim da assistência profissional dos enfermeiros à população, que segundo a categoria serão os mais prejudicados.
Segundo a enfermeira, Conceição Portela, a decisão do Conselho de Federal Medicina foi um verdadeiro retrocesso ao SUS e contra o Ministério da Saúde, todos os procedimentos que a enfermagem fazia, que agora serão realizados por profissionais da medicina.
“A população vai reduzir o acesso as consultas e exames, porque os médicos se detém muito na consulta e na doença”, alertou a enfermeira.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se posicionou contra a liminar que impede a solicitação de exames por enfermeiros. De acordo com a entidade, a medida – resultado de uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – afeta a atenção básica, e pode agravar epidemia de sífilis no Brasil.
Texto e Fotos: Liliane Dantas
Edição: Jesika Mayara